Páginas

terça-feira, 2 de março de 2010

Artigos: Síndrome do Pânico em adolescentes


A Síndrome do Pânico é um distúrbio ou transtorno de ansiedade com características bem definidas. O ataque de quem tem Síndrome do Pânico acontece de forma inesperada, além de ter sintomas como reações do tipo palpitações, sudorese, tremores, falta de ar, dor no peito, náusea, tontura, medo de perder o controle, medo de morrer e até mesmo calafrios, formigamentos pelo corpo ou ondas de calor. Esses são os sintomas típicos de quem tem Síndrome do Pânico.

Ultimamente era observado pelos especialiastas que a síndrome acontecia somente com adultos, mas se observa também que está acontecendo com alguns adolescentes. As explicações para isso podem surgir como uma reação oriunda de uma educação extremista, ou uma reação que o adolescente apresenta por sentir-se pressionado a ‘mostrar’ resultados; para os quais nem sempre se sente apto. Mudanças físicas, orgânicas, comportamentais, e psicológicas também podem ser responsáveis pelo aparecimento da síndrome do pânico.

Alguns fatores como o divórcio dos pais, a perda de um ente querido, morte de um amigo, mudança de escola, falta de diálogo entre os pais e o adolescente, podem influenciar o surgimento da síndrome do pânico no adolescente.

Geralmente a síndrome do pânico surge por volta dos 14 anos de idade. Os sintomas de quem tem Síndrome do Pânico começam do nada e tem o seu pico mais alto num período de 10 minutos do aparecimento do seu primeiro sintoma, ou seja, é tudo muito rápido e abrupto. Mas é importante deixar claro que não é porque você tem um desses sintomas que você tem a Síndrome do Pânico; só um médico pode diagnosticar corretamente o distúrbio. Este artigo é para apenas alertá-lo, a título de conhecimento.

O que se sabe, por estudos médicos, a Síndrome do Pânico é mais comum entre as mulheres do que nos homens e mais comum ainda em adolescentes, já que a idade para o surgimento dos sintomas da Síndrome do Pânico gira em torno dos 14 anos de idade.

Mas, o importante é procurar um aconselhamento profissional, com Psicólogo ou Psiquiatra para que tanto o adolescente quanto você, sintam-se confiantes e saibam que há solução para isso e que acima de tudo, o problema da síndrome do pânico irá se resolver da melhor maneira possível.

O que a Bíblia diz a respeito: A Palavra de Deus nos orienta quando nos encontramos nesta situação, "lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, pois Ele tem cuidado de vós", (I Pe 5.7). Segundo o escritor Norbert Lieth, "por que a Bíblia insiste tanto em, como cristãos renascidos, não nos preocuparmos? 'Não andeis ansiosos...' Porque nisso resplandece a grandeza de Deus que excede a tudo. O Eterno, o Guardador da nossa vida, é tão poderoso e tão preocupado conosco que realmente não precisamos estar ansiosos por nada. É uma honra para Ele assumir todas as nossas preocupações". Adolescente, confie no Senhor, sua vida está nas mãos dEle e nada pode afastá-lo do Senhor.

Adolescente, o salmista nos anima dizendo "pois Ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as Suas penas, e, sob Suas asas, estarás seguro; a Sua verdade é pavês e escudo" (Sl 91.3-4). "Devemos levar todas as nossas preocupações até a cruz; nesse sentido, Paulo também nos diz: "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças" (Fp 4.6)", (LIETH).

Ore ao Senhor, apresente a Ele a situação, creia, o Senhor irá transformar esta situação em bênçãos. Não esqueça de testemunhar em nosso e-mail pelo milagre recebido.

Leia o artigo de Norbert Lieth sobre 'deixar a ansiedade', publicado neste link.

Um comentário:

  1. ola eu chamo sarah, tenho 17 anos de idade,atualmente sou casada,tao novinha e ja tenho responsabilidades,eu andei meio doente,ultimamente,fui ao hospital,com fortes dores no peito e dificuldades de respirar,fiz alguns exames, e o medico contatou como sendo, psicologico,sindrome do panico,sou evangelica gracas a Deus,mas andei meio afastada ultimamente,agora eu sinto uma agunia na garganta ,mas sempre que vou ao hospital os medicos me dizem ,que e ansiedade,eu crio em Deus e sei que ele ja entrou na minha vida,o que eu faco se so jesus e o meu psicologo,beijos

    ResponderExcluir

Comente o que for interessante, pedimos que não use palavras desrespeitosas contra ninguém. Aja como um Cristão, seguidor de Jesus Cristo.