Páginas

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Opinião Teen - A Paz direta de Deus


No mundo atual, o ódio e ao mesmo tempo o desespero assolam grande parte da população. O ladrão “que vem para roubar, matar e destruir” segundo João 10.10, sabe que a adolescência é um período de aprendizagem, por isso aproveita este momento para levar-nos a pensar que tudo pode ser resolvido no mesmo instante, que a tolerância deve ser zero e que certas coisas não há quem possa resolver por nós, devemos fazê-las com nossas próprias mãos.

Sim, isto nos parece a melhor alternativa, mas não é. Devemos lembrar de um conselho de nosso irmão Paulo: “A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.” Romanos 12.17,18.

No Opinião Teen de hoje você irá refletir sobre as seguintes questões:

Paz: O que diz a Bíblia? Onde encontrá-la? Como cultivá-la? O que nos impede de Obtê-la? e Exemplos bíblicos e de Paz.

A expressão hebraica de PAZ é SHALOM, que denota muito mais que a ausência de conflito ou guerra. O significado de Shalom é basicamente harmonia, plenitude, firmeza, bem-estar e êxito em todas as áreas da vida.

Na bíblia, ela:

.Pode ser referir aos relacionamentos entre nações, quando estas estão em guerra. Onde em 1 Samuel 7.14 vemos a paz sendo estabelecida entre israelitas e amorreus.

.Pode se referir à tranqüilidade dentro da própria nação. O salmista ora pela paz em Jerusalém, no Salmo 122.6,7. Um trecho diz: “Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade nos teus palácios”.

.Pode se referir à harmonia nos relacionamentos humanos, sejam eles dentro ou fora do lar.

Em Provérbios 17.1 está escrito: “Melhor é um bocado seco, e com ele a tranqüilidade, do que a casa cheia de iguarias e com desavença” mostrando-nos assim, que Deus prefere que tenhamos lares simples, sem luxo e riqueza com irmãos em harmonia, do que casas muito requintadas, com muita terra, animais e funcionários e os irmãos em total guerra.

.Se refere ao nosso senso pessoal de integridade e bem-estar, livre de ansiedade e em comunhão com nossa própria alma e Deus. Um local na bíblia que à compreendemos assim é em Jó 3.26 onde um servo do senhor, após terrível provação, entra em conflito com sua alma, seus conceitos e suas crenças, dizendo: “Não tenho paz, nem sossego; Não tenho descanso, mas somente perturbação”.

Falando de paz como perfeita comunhão com Deus, descobrimos onde verdadeiramente podemos encontrá-la. Está escrito em Romanos 5: “Sendo pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, mediante quem obtivemos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes”.

A Lógica desta mensagem é simples. Para termos acesso a Deus, precisamos aceitar a Cristo como nosso salvador, e seguir perfeitamente seus passos, para que então, tenhamos paz com o Pai, seu amor e suas bênçãos.

Seguir perfeitamente seus passos, é estar ligado o tempo todo! Obedecer o que sua palavra diz, para não cair em tentação e principalmente, não ferir o próximo.

Quem segue os passos de Jesus, só faz a seu irmão o que deseja a si próprio, evita discussões, intrigas, desunião. Não perde amizades; Aceita cada um com seus próprios defeitos; Entende que esta vida é só uma passagem, que o melhor está no céu; Não se desespera ao ver os grandes desafios, mas diz a eles que é o seu senhor. Quem desfruta desta paz, vive vitorioso, pois se sente ao lado do pai, convicto de sua missão na terra!

Um perfeito exemplo é o Apostolo Paulo e seu irmão Silas na prisão. Ambos estavam ali por simplesmente fazerem a obra de Deus. Mesmo assim mantinham total contato com o Pai.

Oravam e cantavam por volta da meia noite, quando de repente, um grande terremoto abalou o lugar. Todas as portas foram abertas, as algemas não resistiram e soltaram-se também, porém Paulo e Silas não fugiram, continuaram louvando a Deus. Assustado, o carcereiro que cochilava, acordou pensando que os presos haviam fugido. No mesmo instante sacou a espada e tentou suicidar-se, Paulo gritou que não fizesse aquilo, pois todos estavam ali. O carcereiro achou aquilo tão diferente que quis provar da tranqüilidade que Paulo transmitia. Resumindo: ele e todos os seus parentes foram salvos.

Paulo e Silas, convictos que não estavam sós naquele lugar,sabiam que Deus os enchia de paz, alegria e esperança. Eles não precisariam fugir, pois Deus estava com eles e os ajudaria em todos os instantes. Não se desesperaram pelo terremoto, apenas continuaram a cantar. Não deixaram que o carcereiro perdesse a vida, pois tudo aquilo era um plano de Deus para salvar a sua casa e mostrar que mesmo numa situação difícil um servo de Deus pode fazer a sua obra.

Queridos, não podemos nos desesperar com nossos problemas, estando em contato com o pai, tudo podemos resolver, temos tranqüilidade, temos paz! Já imaginou se Paulo e Silas não estivessem em contato com Deus? Fugiriam no mesmo instante ou talvez não salvassem o carcereiro e sua família.

Portanto a única coisa que nos impede de ter esta maravilhosa paz é a falta de harmonia com Deus. Para cultivá-la, temos seguir a Cristo em tudo, pois é nele que a encontramos.


Referência Bibliográfica: Disponível em: http://uniaadjo.blogspot.com/2010/04/opiniao-teen-paz-direta-de-deus.html. Acesso em: [Data de hoje]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que for interessante, pedimos que não use palavras desrespeitosas contra ninguém. Aja como um Cristão, seguidor de Jesus Cristo.