Páginas

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Um adolescente chamado Samuel


Você, com certeza, já deve ter ouvido a seguinte expressão: “Adolescente não! Um aborrecente”. Que leva-nos ao pensamento que só aborrecemos ou incomodamos as pessoas, algo bem ruim, não acha?!

Porém, é fácil provarmos que isso não passa de um grande preconceito. Basta, olharmos para grandes personagens bíblicos, que tinham nossa idade e que jamais aborreciam as pessoas. Faziam a obra de Deus, temendo a ele e ouvindo a sua voz.

Utilizaremos a história de um destes personagens para refletir sobre e provar que os adolescentes são verdadeiros instrumentos de Deus. O Opinião Teen falará de alguém que marcou sua época e que ainda é tema de muitas palestras e pregações para a nossa faixa etária. “Um adolescente chamado Samuel!”

Há muito tempo atrás, existia um homem chamado Elcana. Este tinha duas mulheres: Penina com muitos filhos e Ana, que não possuía nenhum, pois era uma mulher estéreo. Todos os anos quando iam ao templo oferecerem seus sacrifícios, Penina irritava muito Ana, principalmente pelo fato de não poder dar nenhum filho a Elcana. Um dia muito amargurada, Ana orou ao Senhor, fazendo um voto: se Deus lhe desse um filho com Elcana, este seria do Senhor por toda sua vida e em sua cabeça, não passaria navalha alguma, não contaria seus cabelos. Deus, misericordioso e cheio de bondade, presenteou Ana com a alegria de ter um filho, que logo se chamaria Samuel, significando “pois pedi ao Senhor”.

Desmamado, porém ainda muito criança Ana o levou ao templo. Adorou ao senhor pelo grande feito e ao retornar para a cidade deixou-o ali, junto ao sacerdote, como havia prometido ao Senhor. Conforme 1SM 1 e 2.11

Esclarecendo (mesmo resumidamente) o que levou ao seu nascimento, percebermos que todos existimos por algum motivo, que ninguém nasce sem um propósito maior. Não estou me referindo apenas a quem, como Samuel, é fruto de algum de um voto ou milagre, mas a qualquer pessoa. Você que me ouve, está respirando por quê? Por ter apenas dois pulmões? Não! Porque Deus necessita de você para alguma finalidade.

Samuel, logo mais, torna-se um dois maiores profetas do antigo testamento. Talvez, não seja exatamente este plano que Deus tem para a sua vida, não pense que apenas profetas, cantores ou pregadores são pessoas escolhidas por Deus. Aí mesmo onde você está, existe algo que Deus necessita mudar e você pode ser a pessoa que escolhida para agir nisso. Não importa se envolva pessoas mais experientes ou que não valorizam você, se o Senhor te escolheu, é para provar que faz como quer e quando quer, pois ele é soberano.

Outro fato que nos alegra na história de Samuel, é Deus chamando por seu nome, vindo ao seu encontro. Se analisarmos o terceiro capítulo de 1SM, vemos que naqueles dias, profecias e visões eram raras e que dentre tantos homens, o Senhor escolheu logo um menino que ainda não o conhecia para revelar uma mensagem tão séria.

Isto só confirma que nós adolescentes, podemos ser grandes instrumentos nas mãos do Pai. Mesmo sem desfrutar de sua presença, Samuel temia e respeitava o nome do Senhor, isto somente fez com que Deus acreditasse mais ainda que ele era a pessoa correta para transmitir a sua mensagem.

Querido ouvinte, não se irrite ou desanime quando falarem que você não é capaz de fazer alguma coisa lembre-se que você existe por um motivo especial e que sedo ou tarde, Deus executará seu planos em sua vida. Ele não olha você com menos carinho, pelo contrário, faz questão de te amar primeiro, antes mesmo que você o conheça melhor, como o aconteceu com Samuel. Procure buscá-lo todos os dias, pois coisas maiores ele tem para você!

Reflita. É a sua vez! Opinião Teen, uma opinião Adolescente!

Comentários, sugestões ou dúvidas: cleversonmaxwell@hotmail.com

Que Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que for interessante, pedimos que não use palavras desrespeitosas contra ninguém. Aja como um Cristão, seguidor de Jesus Cristo.