Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2012

A Bíblia: Guia cristão


Quando nos perdemos numa rodovia, aflitos, recorremos logo à pessoa mais próxima. Não queremos colocar nossa viajem em risco, por isso, queremos o tempo todo, ter certeza do rumo certo. Quando não conhecemos o local e muito menos a pessoa que nos ajudará, ficamos mais receosos ainda. O certo é utilizarmos um mapa!

Mapa, não tem apenas a função de mostrar o caminho certo, ele nos dá um panorama do ambiente, e só então, situados e decididos, definimos nosso “norte”. O Opinião Teen, hoje irá nos ajudar a compreender a Bíblia como um verdadeiro mapa para o cristão.

A Bíblia é um magnífico livro de histórias, cheio de narrativas muito bem escritas. Mas ela é mais que uma coleção de histórias, há uma grande história contada pelo conjunto de relatos individuais. No centro da grande história está Deus e o que ele está fazendo com o mundo e a humanidade.

Ela começa com Deus criando os céus e a terra, e conta a história de sua relação com a humanidade até os dias futuros em que as guerras, as doenças, a morte e a dor deixarão de existir. Apesar da variedade de livros na Bíblia e da grande extensão de tempo durante a qual foi escrita, ela fala profundamente conosco, principalmente quando atentamos para os grandes ensinamentos, dispostos em pequenas palavras.

Antigo Testamento: fala do início de tudo, Adão e Eva, Abraão e o Êxodo, no Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. De Josué a Ester nos conta de Israel, os Juízes, Samuel, os Reis Saul, Davi e Salomão, a divisão de Israel e o remanescente de Judá. Encanta-nos com lindas poesias em Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos. Os Profetas maiores e menores estão desde Isaías até Malaquias.

Novo Testamento: após 400 anos de silêncio, o livro de Mateus inicia-o com o nascimento do Salvador Jesus Cristo, o Messias tão esperado desde os profetas.

Os Evangelhos Mateus, Marcos, Lucas e João falam de sua caminhada, de seus milagres e de ensinamentos provindos do céu, vistos em seu nascimento, seu ministério e sua morte. Atos, relata a história dos que ficaram para dar continuidade à sua obra, principalmente Pedro e Paulo. De Romanos a Judas, cartas entre cristãos, ajudam na próspera difusão do evangelho de Cristo. E Apocalipse, escrito por João, revela os últimos instantes da humanidade decretados pelo Deus supremo.

Se lida com atenção e com, principalmente, o coração aberto a verdade, encontramos consolo, felicidade, paz e uma nova forma de viver. Cristo nos alerta ao perigo do mundo, as ciladas de satanás, nos conta maravilhosas parábolas e diz como andar aqui para estarmos em “poucos instantes” ali, com ele.

Perdidos neste mundo, podemos rapidamente, recorrer a este mapa: a Bíblia. Devemos pedir ajuda a quem sabemos que irá nos ajudar de maneira correta, Jesus! Em oração, contemos nossas aflições e em adoração agradecemos pela vida e por tudo quanto o Salvador se faz presente nela.

Sem dúvidas podemos afirmar: A Bíblia: Guia Cristão.

Reflita. É a sua vez! Opinião Teen, uma opinião Adolescente!

Comentários, sugestões ou dúvidas: cleversonmaxwell@hotmail.com.

Que Deus te abençoe e até o próximo encontro!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

A infinita misericórdia de Deus


Deus é misericordioso e disso nós sabemos, ou melhor, nós somos resultados concretos de sua misericórdia. Se não fosse a entrega de seu filho Jesus na cruz, não estaríamos aqui, não teríamos total acesso a ele que está no céu. Pense bem, um pai entrega seu filho apenas por amor de um povo, apenas por piedade. Povo este que pecava e vivia em total desavença. “Porque Deus enviou seu filho, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” João 3.17

Eu e você somos frutos desta misericórdia. Dela falaremos no Opinião teen de hoje. “A infinita misericórdia de Deus”.

Os seres humanos têm a capacidade de desenvolver valores éticos, como o respeito, o amor, a bondade, transparência e a responsabilidade. Porém, são poucos que conseguem agir o tempo inteiro com eles. Mesmo que isso aconteça nenhum homem chagará ao nível de cada um desses adjetivos que Deus tem, principalmente a sua misericórdia.

Primeiramente, ela é eterna! Salmo 103.17 revela: “Mas o amor do Senhor é de eternidade a eternidade sobre aqueles que o temem e a sua retidão sobre os filhos dos filhos”.

Neste versículo, a misericórdia, como chamamos, é traduzida por amor e destacada por sua duração, quando lemos “... de eternidade a eternidade”. Algo eterno de verdade nunca acaba, porém o salmista, para retratar a situação de Deus como ser eterno, diz que de eternidade em eternidade ela jamais findará, ou seja, a capacidade que Deus tem de te ajudar, te restaurar e te amar jamais se esgota, não tem fim.

Não tem limites! Esse sentimento, também não é liberado somente sobre uma parte do mundo, para os mais corretos ou algo parecido. Ela vai além do que conhecemos ou entendemos de espaço geográfico e social. “Porque o teu amor se eleva acima dos céus, a tua fidelidade ultrapassa as mais altas nuvens” diz o salmista em Salmos 108.4, retratando, por inspiração divina, que nosso planeta não é coberto apenas por uma atmosfera de oxigênio, mas também, por uma interminável camada de amor e de misericórdia, que não esquece nem do pobre, nem do maior pecador, nem do criminoso, nem do esquecido, com fome e dor.

Outro argumento para o fato de não alcançarmos o seu nível de misericórdia é o texto de Miquéias 7.18a: “Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade, e te esqueces da transgressão do restante da tua herança?”. Sinceramente, ninguém! Somente o amor de Deus perdoa nossos pecados. Seria impossível para o homem, dar uma segunda chance à pessoas que matam, roubam e fazem o mal de geração em geração, porém, para Deus não! Ele não suporta o pecado, mas ama o pecador, pois pode o transformá-lo.

E finalmente, o mais importante, a misericórdia de nosso Senhor, nos salva! Veja Lm 3.23 e Tt 3.5 “As misericórdias do Senhor são a causa de nós não sermos consumidos, pois as suas misericórdias não têm fim.” “não por obra de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou mediante a lavagem da regeneração e da renovação pelo Espírito Santo”.

Deus nos protege o tempo todo nesta terra a ainda, por sua misericórdia, temos a vida eterna, para continuarmos desfrutando de seu amor.

É fato que jamais possuiremos esta misericórdia, pois somos errantes, porém, devemos tê-la como referência em nosso dia-a-dia e buscar mais e mais a presença de Deus, agradecendo por tudo que tem feito por nós, apenas por nos amar.

Reflita. É a sua vez! Opinião Teen, uma opinião Adolescente!

Comentários, sugestões ou dúvidas: cleversonmaxwell@hotmail.com

Que Deus te abençoe e até semana que vem!